Trabalhos

A minha literacia

A minha literacia

por Paula Antunes -
Número de respostas: 0

Chamo-me Paula Antunes, tenho 56 anos e sou mãe de dois jovens adultos, de 26 e 20 anos. Sou licenciada em Ensino na Variante Português/Francês pela Escola Superior de Educação de Setúbal. Sou professora desde os 25 anos, pertenço ao grupo 210 e, atualmente, leciono Português às turmas de 5.º e 6.º anos, na Escola Básica Maria do Carmo Serrote, na Quinta do Conde (concelho de Sesimbra). Sou ainda professora de PLNM e exerço o cargo de coordenadora do Departamento de Línguas.

Inscrevi-me nesta ação de formação, porque pretendo conhecer mais estratégias de leitura e de escrita de modo a desenvolver uma maior diversidade de métodos de trabalho que permitam aos alunos participar em diferentes atividades. Como professora, procuro sempre contribuir para uma boa formação pessoal e aperfeiçoar as competências de leitura e escrita dos meus alunos para que consigam realizar o seu percurso escolar com sucesso.

Sempre desejei exercer esta profissão, desde criança, talvez pelo fascínio que sentia pela minha professora da Escola Primária que se chamava Paula. A minha literacia começou na Escola N.º2 de Setúbal. Ainda me lembro da professora de bata branca, no seu estrado, imponente e rigorosa, mas também alegre e brincalhona. Levava-nos ao Jardim do Bonfim, onde lia histórias, ensinava-nos cantigas de roda e jogos como o do "Lencinho". Foi ela que me ensinou a ler e a escrever.

Durante a minha infância e adolescência , costumava receber livros no meu dia de aniversário. Ainda me lembro dos livros da "Anita", da coleção " os Cinco" de Enid Blyton e de "Tintim" de Hergé. Em casa, comecei a escrever as quadras e as cantigas populares que a minha avó paterna sabia de cor, pois não sabia ler nem escrever. Passávamos horas divertidas e a minha avó Ermelinda tinha orgulho em mim, por fazer uma letra redondinha e alinhada.