Dúvida terminológica - Anástrofe e Dicionário Terminológico (uma resposta possível)

Dúvida terminológica - Anástrofe e Dicionário Terminológico (uma resposta possível)

por Filomena Viegas -
Número de respostas: 2

Bom dia, Lúcia.

É muito interessante a questão que nos coloca, pois permite articular vários aspetos no âmbito da Análise do discurso e do estudo das Figuras de retórica e tropos, como bem identificou no Dicionário Terminológico (DT 2008).

O responsável pelo domínio C. Análise do discurso, Retórica, Pragmática e Linguística textual, do Dicionário Terminológico, foi o Professor Vítor Aguiar e Silva.

O primeiro aspeto curioso da sua questão é o facto de o livro Boca do Inferno ter sido publicado em 2007 e o Dicionário Terminológico ser uma publicação de 2008. Posso estar a ser demasiado positiva, em relação a Ricardo Araújo Pereira, mas considero-o um humorista muito informado sobre questões ligadas à língua e à literatura. 

Na revisão da TLEBS e elaboração do DT 2008, Aguiar e Silva recebeu uma “encomenda” do ME que implicava a elaboração de uma lista de termos rigorosa, mas não demasiado extensa. Teve de fazer várias escolhas e, na minha opinião, escolheu hipérbato, em vez de anástrofe, respeitando esse pedido.

Hipérbato

Figura retórica sintática que consiste na alteração da ordem normal das palavras na frase, pela separação do nome e do adjetivo, pela colocação do sujeito ou do verbo no fim da frase, pelo deslocamento dos pronomes, etc. O deslocamento, ao modificar a ordem natural das palavras num grupo sintático, contribui para conferir àquelas expressividade estilística, mas, se for violento e de longa amplitude na frase, pode obscurecer e tornar difícil a interpretação. (DT 2008)

Esta definição é muito próxima da que se encontra no Dicionário de Termos Literários, de Massaud Moisés, na edição de 1978, da Cultrix.

Neste dicionário, é muito esclarecedora a definição de Anástrofe (o sublinhado é meu).

ANÁSTROFEGrego anastrofê, inversão.

Figura de construção, espécie de hipérbato, consiste na inversão, para fins estilísticos, notadamente poéticos, da ordem natural das palavras. A inversão, porque suave, não obscurece o sentido do pensamento, como de hábito sucede com o hipérbato. (…) (Moisés, 1978: 27).

Deixo um comentário, ao jeito das conversas que tivemos com o Professor Aguiar e Silva, quando participou na elaboração do DT: Entre a anástrofe, que serve para fins poéticos, e o hipérbato, que desafia os poetas geniais, escolheu o segundo.

Julgo que Ricardo Araújo Pereira conhecia esta diferença entre as duas figuras de retórica, quando escreveu a crónica.

Será que ajudei um pouco no desafio que está a preparar?

Bom trabalho

Em resposta a 'Filomena Viegas'

Re: Dúvida terminológica - Anástrofe e Dicionário Terminológico (um resposta possível)

por Luís Filipe Redes -
Olá,

Posso supor que Ricardo Araújo Pereira saiba a diferença entre hipérbato e anástrofe já que a a linguagem é a área que mais lhe interessa no estudo da filosofia. Lembro-me que um dia fez uma apresentação sobre How to do things with words do Austin.
Mas o que nós aprendemos no liceu, especialmente na leitura de Os Lusíadas foi a figura da anástrofe a subsumir casos que, em rigor, seriam de hipérbato. Contudo, a edição que utilizávamos, a de Emanuel Ramos, que durante anos dominou a leitura do nosso épico no ensino secundário (5.º ano do liceu) apresenta as duas colocando a diferença no adjetivo "violenta" que seria a inversão da ordem das palavras caraterística do hipérbato. Exemplo dado: "[Eu [...] A Deus pedi que removesse os duros] Casos, que Adamastor contou futuros" (Canto V, 60). Enquanto a anástrofe seria uma "inversão da ordem natural das palavras correlatas". Exemplo dado: "Qual vermelhas as armas faz de brancas" (Canto VI, 64). Seja que "futuros" pertença a "casos" e não a "contou" e que alguém faz armas vermelhas de armas brancas, é muito difícil distinguir a diferença entre as duas figuras. Por isso, normalmente, falávamos só de anástrofe.
Mais específico na definição é Heinrich Lausberg [1967] que em Elementos de retórica literária, Gulbenkian, 1970, distingue entre a mudança que se faz "entre elementos vizinhos" - anástrofe - da que se faz "entre elementos não vizinhos" (p. 102). A anástrofe seria a "mudança de posição de membros da frase que se sucedem" , mudança essa que contraria a consuetudo isto é, a ordem normal das palavras. Enquanto no hipérbato há "a separação de duas palavras que sintaticamente estão em íntima ligação, por meio da interposição de um membro da frase (monossilábico ou polissilábico), que não pertencia diretamente àquele lugar" (205).
Acho bem que a anástrofe seja um caso de hipérbato, embora preferisse que fosse o contrário, tão habituado estou a chamar todos os casos de anástrofes.
Em resposta a 'Luís Filipe Redes'

Re: Dúvida terminológica - Anástrofe e Dicionário Terminológico (um resposta possível)

por Lúcia Maria Jesus Oliveira -

Cara Professora, Filomena Viegas,
Caro Professor, Luís Filipe Redes,

Muito obrigada a ambos!
As respostas ajudaram-me imenso e fiquei muito mais segura e tranquila para avançar. 
As duas perspetivas complementaram-se  — a da tradição escolar que aprendíamos no liceu e a da escolha terminológica que presidiu à elaboração do DT 2008 — e os contributos de cada um fizeram toda a diferença.
Obrigada
Lúcia Oliveira