trabalho final - Luísa Botto

trabalho final - Luísa Botto

por Luísa Botto -
Número de respostas: 7
Em resposta a 'Luísa Botto'

Re: trabalho final - Luísa Botto

por Luísa Botto -
Boa tarde, professora Filomena.
Penso que consegui resolver o problema de ontem. Será necessário seguir as seguintes instruções:

https://forms.cloud.microsoft/e/5y45cGu8AH

1- Copiar e abrir o link acima
2 - Preencher o formulário
3 - Submeter
4 - Ver respostas (está correta porque… está incorreta porque…)

Pode, por favor, verificar se já consegue preencher o formulário?

Obrigada
Luísa Botto

por Justina Maria Santos Duarte Pereira Coutinho -
Bom dia
Este trabalho foi uma excelente escolha, indo ao encontro de uma das grandes dúvidas dos alunos: saber se é um constituinte acessório ou essencial ao sentido da frase.
Também nós temos de pensar duas vezes! Eu já fiz o "teste" e só obtive 70%.
Em resposta a 'Justina Maria Santos Duarte Pereira Coutinho'

por Luísa Botto -
Obrigada pelo comentário, Justina.
Foi precisamente a pensar nas dúvidas dos nossos alunos (e nas nossas!) que decidi fazer este teste.
Um bj

por Luís Filipe Redes -
Olá,

Parece-me uma boa explicação da distinção entre modificador e complemento. Tenho apenas dúvida a respeito da frase: "Ele lidou com cuidado com os arquivos do chefe."

É que já lá está um grupo preposicional iniciado por com. E, de acordo com o teste proposto, a frase mantém-se correta. 
Ele lidou com essa situação.
O toureiro lidou com esse touro.
Ele lida com muitos alunos todos os dias.
Talvez devamos aceitar que o verbo lidar não exija uma qualificação e que o "com" exigido é o do segundo grupo preposicional.
"Ele lidou muito bem com os arquivos do chefe."

Obrigado
Em resposta a 'Luís Filipe Redes'

por Luísa Botto -
Bom dia.
Agradeço a sua chamada de atenção. Realmente, não foi um bom exemplo. Não sei se devo alterar ou se mantenho o que fiz, uma vez que o prazo já terminou e algumas colegas já responderam ao questionário.
Cumprimentos,

por Filomena Viegas -

Boa noite, Luísa.

Muito obrigada pelo seu desafio. Sem dúvida que vale a pena voltar a partilhá-lo com os colegas neste fórum depois de revisto. É um excelente contributo para o estudo e o treino da distinção entre Modificador do grupo verbal e Complemento oblíquo.

Por favor, aguarde um pouco mais, porque estou a terminar uma versão revista de todo o questionário para lhe enviar, integrando já os comentários do Luís, que tem dado aqui grande ajuda.

Um abraço

Em resposta a 'Filomena Viegas'

por Luísa Botto -
Boa tarde.
Já procedi às alterações sugeridas. Se houver qualquer outra sugestão, agradeço que me informem.
Obrigada e bom trabalho! :)
Cumprimentos,
Luísa Botto