Trabalho Final - Grupo 3 (Elisabete Balhau, Isabel Santos e Justina Coutinho)

Trabalho Final - Grupo 3 (Elisabete Balhau, Isabel Santos e Justina Coutinho)

por Elisabete Balhau -
Número de respostas: 2

Tempos e Modos Verbais

N.B.: Devido à extensão dos ficheiros que compõem o nosso trabalho, vemo-nos forçadas a proceder à apresentação em duas "partilhas". Apelamos à vossa compreensão. Muito gratas!

Em resposta a 'Elisabete Balhau'

Re: Trabalho Final - Grupo 3 (Elisabete Balhau, Isabel Santos e Justina Coutinho)

por Luís Filipe Redes -

Olá,

Um exercício útil, pois importa que os alunos saibam flexionar os verbos.

Algumas gramáticas apresentam "venha" como forma do imperativo do verbo "vir". Eu defendo que é uma utilização do presente do conjuntivo (flexão verbal, morfologia) em atos diretivos (pragmática), tal como utilizamos o presente do indicativo para asserções que pretendem referir eventos futuros.
https://www.infopedia.pt/dicionarios/verbos-portugueses/vir

Fiz um erro, só acertei à segunda tentativa, mas tive a pontuação toda. Obrigado!

As definições semânticas dos modos verbais geram equívocos. Se o quisermos fazer, temos de indicar mais casos e convém mesmo que exploremos os tempos e aspetos que as formas verbais (tempo e modo) podem realmente expressar em vez de nos ficarmos por definições duvidosas.

Por exemplo, podemos expressar condições com o pretérito imperfeito do indicativo: "eu fazia todos os exercícios, se me dessem mais tempo".
Também se usa frequentemente o futuro do indicativo para expressar hipóteses e condições ("será como dizes, se todos estiverem de acordo").