Tempos e Modos Verbais
N.B.: Devido à extensão dos ficheiros que compõem o nosso trabalho, vemo-nos forçadas a proceder à apresentação em duas "partilhas". Apelamos à vossa compreensão. Muito gratas!
Tempos e Modos Verbais
N.B.: Devido à extensão dos ficheiros que compõem o nosso trabalho, vemo-nos forçadas a proceder à apresentação em duas "partilhas". Apelamos à vossa compreensão. Muito gratas!
Olá,
Um exercício útil, pois importa que os alunos saibam flexionar os verbos.
Algumas gramáticas apresentam "venha" como forma do imperativo do verbo "vir". Eu defendo que é uma utilização do presente do conjuntivo (flexão verbal, morfologia) em atos diretivos (pragmática), tal como utilizamos o presente do indicativo para asserções que pretendem referir eventos futuros.
https://www.infopedia.pt/dicionarios/verbos-portugueses/vir
Fiz um erro, só acertei à segunda tentativa, mas tive a pontuação toda. Obrigado!
As definições semânticas dos modos verbais geram equívocos. Se o quisermos fazer, temos de indicar mais casos e convém mesmo que exploremos os tempos e aspetos que as formas verbais (tempo e modo) podem realmente expressar em vez de nos ficarmos por definições duvidosas.
Por exemplo, podemos expressar condições com o pretérito imperfeito do indicativo: "eu fazia todos os exercícios, se me dessem mais tempo".
Também se usa frequentemente o futuro do indicativo para expressar hipóteses e condições ("será como dizes, se todos estiverem de acordo").