Skip to main content
Side panel
Plataforma Moodle dos projetos da APPFORM
English (en)
English (en)
Português - Portugal (pt)
Enter your search query
You are currently using guest access (
Log in
)
PLNM1/2CEB-ABR24
Home
Calendar
Português Língua Não Materna e Língua de Acolhimento: da teoria à prática (1.º e 2.º ciclos EB) - abril 2024
Home
Courses
CFOR
PLNM1/2CEB-ABR24
Sessão 5 - Módulo IV - O ensino e aprendizagem do Português Língua de Acolhimento (PLA)
Referencial: Português para Falantes de Outras Línguas - Utilizador Elementar
Referencial: Português para Falantes de Outras Línguas - Utilizador Elementar
Click
portugues_falantes_outras_linguas.pdf
link to view the file.
◄ Sessão Assincrona
Jump to...
Jump to...
Anúncios
Dúvidas
Apresentação e expetativas
PP - Módulo I
Discussão/Reflexão - Multilinguismo e plurilinguismo.
Discussão/Reflexão - Multiculturalismo, pluriculturalismo e interculturalismo
Métodos e abordagens no ensino de línguas
O ensino de línguas baseado em tarefas
Exemplo de módulo que usa o Ensino de Línguas Baseado em Tarefas
Artigo: A comparação interlinguística na criação de materiais didáticos para guineenses crioulófonos a aprender o português como língua segunda
Referencial Camões PLE
Discussão/ reflexão: Qual é o nível?
PP - Módulo III - 1.ª parte
Sessão Assíncrona
Direção-Geral da Educação (2024). Inclusão de alunos migrantes em meio educativo
Procedimentos a adotar na lecionação do PLNM
PP - Módulo III - 2.ª parte
Sessão Assincrona
Programa PLA - Utilizador Elementar (resumido)
Referencial: Português para Falantes de Outras Línguas - Utilizador Independente
Guia organizativo PLA
Critérios de avaliação PLA: Agrupamento de Escolas D. João V
Estrutura dos testes PLA_Agrupamento de Escolas D. João V
Exemplo de Plano Individual de Trabalho - Agrupamento de Escolas de Vialonga
Áreas críticas do Português (por língua) - Agrupamento de Escolas de Vialonga
Diferenciação Pedagógica: Ensino de PLE em contexto de migração - Reflexões sobre experiências de ensino e aprendizagem no CNAIM
E-book: Português como Língua de Acolhimento: Práticas e Perspectivas (VIDE artigo Maria José Grosso)
Artigo: Entre o lúdico e o acolhimento
Artigo: Ensinar Português a Falantes de Espanhol Língua Materna e Língua Segunda
Sumário do estudo. 'Educação pela Integração: O sistema Escolar Português na perspetiva da integração de crianças e jovens imigrantes NPT residentes em Portugal e requerentes de asilo
Discussão/ Reflexão: Gestão da heterogeneidade nas aulas de PLA: Caso prático
Referencial: Português para Falantes de Outras Línguas - Nível Elementar (Sugestões de Atividades e Exercícios)
Exercícios Práticos de Fonética de Português Língua Estrangeira, de Adelina Castelo
Sons da fala e sons do canto: música para ensinar Fonética do Português, Música de Portugal, de Adelina Castelo
Jogo de Cartões 1
Jogo de Cartões 2
Exemplo de materiais didáticos para públicos específicos (cabo-verdianos)
Exemplo de materiais didáticos para públicos específicos (guineenses)
Sequência didática "Corzinha de verão", dos Diolinda (Nível A1)
Recursos audiovisuais PLNM/PLA
Artigo: ‘Português à Vista’: Plataforma de aprendizagem para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da compreensão do oral do Português Língua Não Materna
Importante: mais documentos
Reflexão/Discussão: Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira
Tarefa - Produção de itens para o ensino do PLNM e do PLA
Produção de itens para o ensino do PLNM
Produção de itens para o ensino do PLA
Vocabulário específico da escola - Português Crioulo de Cabo Verde
Exercícios sobre vocabulário específico da escola
Reflexão Crítica Individual
Programa PLA - Utilizador Elementar (resumido) ►