Topic outline

  • Ação de formação - SEPLEU Torres Novas

    DURAÇÃO DA AÇÃO: 25 horas (15 horas presenciais + 3 horas síncronas + 7 horas de trabalho assíncrono)

    LOCAL DE REALIZAÇÃO DAS SESSÕES PRESENCIAIS: Edifício Galinha, em Torres Novas

    FERRAMENTAS DE FORMAÇÃO A DISTÂNCIA : Plataforma Zoom da APEM, para as sessões síncronas; Plataforma Moodle da APP, para divulgação de documentação, de bibliografia e para trabalho assíncrono.

    CALENDÁRIO E HORÁRIO DAS SESSÕES PRESENCIAIS: 8 e 29 de março e 5 de abril de 2025, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00

    CALENDÁRIO E HORÁRIO DAS SESSÕES SÍNCRONAS:  13 e 21 de março e 3 de abril de 2025: 18h30 às 19h30

    GRUPOS DE RECRUTAMENTO: 110; 200; 220; 250; 910 

    OBJETIVOS E CONTEÚDOS DA AÇÃO

    Acesso às sessões síncronas:

    Reunião Zoom: https://us06web.zoom.us/j/92609094243?pwd=dVM1elhTL3hvZ2x2N2QwcUtUZGN5QT0

  • 8 de março de 2025

     Sumário

    • Apresentação das formadoras e dos formandos
    • Jogo “Falar para o boneco” para apresentação e expetativas, relação profissional/pessoal com a LP/Mus
    • Apresentação da ação: objetivos, conteúdos e metodologia
    • Avaliação e Recursos a utilizar: Cantar Mais; AE e PASEO.
    • Apresentação da canção tradicional do Cantar Mais “A barata”. Ouvir e cantar esta canção.
    • Trabalho de grupo
      • Partindo de nomes de outros animais, cada grupo vai construir uma nova versão da canção, com as seguintes palavras e expressões obrigatórias: “O/a (nome do animal) diz que tem”; “É mentira de…(nome do animal); Ah! Ah! Ah!; Oh! Oh! Oh!
        • 1.º grupo: a raposa diz que tem…;
        • 2.º grupo: a baleia diz que tem…;
        • 3.º grupo: a cigarra diz que tem…;
        • 4.º grupo: a galinha diz que tem...
    • Apresentação dos  trabalhos de grupo. Reflexão sobre o processo cognitivo, linguístico e musical desenvolvido na (re)criação da letra da canção "A barata diz que tem...". O que aconteceu, quando estávamos a criar a nova letra, no plano da consciência fonológica - sons, sílabas (rima da sílaba) - e no plano da construção do texto - coesão e coerência? 
    • Jogo “O ritmo das palavras”: refletir sobre a organização de um quadro com vocabulário da alimentação; - nº de sílabas, acentuação, sílaba tónica e sílabas átonas – implicações da acentuação silábica na escolha de palavras para a combinação rítmica;
      - jogo em grupos: combinar palavras de forma a criar uma prosódia com 8 tempos.

    • 13 de março de 2025

       Sumário:

      • Aprender a canção "A abelha", do Cantar.mais.
        Reflexão sobre as AE em Português e Música aplicadas à canção “A abelha”: podemos, com uma canção, desenvolver aprendizagens essenciais de Português e Música?

      • Trabalho em grupo, com o Guião de análise de aprendizagens essenciais em Português e Música – 1.º e 2.º ciclos. 
         
      •  
    • 21 de março de 2025

      Sumário

      • Retoma do trabalho de grupo, com apresentação de reflexões: tendo como referência as AE de Português e Música, podemos, com uma canção, desenvolver aprendizagens essenciais de Português e Música?

      • Apresentação do Glossário interdisciplinar: as vantagens de desenvolver o vocabulário que, sendo comum à duas disciplinas, não tem, em cada uma delas, o mesmo significado. A título de exemplo, veja-se o significado do termo "interpretação" em Português e em Música.
      • Audição da canção “A primavera”, do Cantar Mais, numa celebração da entrada da Primavera
         - estrutura da canção
        - reprodução da canção
    • 29 de março de 2025

       Sumário:

      • Reflexão sobre a "Canção Andorinha da Primavera”

        - processo de aprendizagem
        - aplicação na aula
        - conclusões

      • Trabalho de grupo: Discutir sobre as dificuldades com que as crianças chegam a PT ou a Mus e de que forma a interdisciplinaridade PT/Mus pode ajudar a resolver essas dificuldades. Apresentar propostas de estratégias.

      • Jogo: A música das palavras
        Jogo composto por 30 cartas que se encontram num chapéu; cada carta tem uma palavra escrita pertencente a uma de três áreas vocabulares: alimentação, flores; animais.

        Regras do jogo: 

               - os participante retiram uma carta do chapéu até se esgotarem as 30 cartas (por ex:, 10 jogadores terão 3 cartas cada um);
              -  cada participante procura os elementos que têm cartas da sua área vocabular e formam-se 3 grupos, cada um com uma área vocabular;
               - cada grupo identifica como se distribuem as palavras de que dispõe e compõe uma sequência rítmica-musical com as palavras, para apresentar ao grande   grupo;
              - cada grupo apresenta a sequência rítmica sem nomear as palavras;
               - cada grupo produz a sequência rítmica com recurso a instrumentos.

    • 3 de abril de 2025

      Sumário: 

      •  Audição de três canções do Cantar Mais: Barqueiro; Ao passar a Ribeirinha; Zabelinha

        • Trabalho de grupo: substituição das letras nas 3 canções
        • Regras para substituição de palavras:

          (a)   respeitar a rima fonética, ainda que não tenha de ser respeitada a sílaba gráfica;

          (b)   respeitar o ritmo da canção;

          (c)  substituir palavras que permitam alterar o tema da canção;

          (d)  identificar o padrão gramatical das palavras substituídas, isto é, a(s) classe(s) de palavras onde se verifica maior frequência de substituição.


      • 5 de abril de 2025

         Sumário:

        • Atividade “rimas rasteiras”: a escrita e a oralidade, distinção entre rima gráfica e rima fonética.

        • Trabalho de grupo: criar a letra para a "Canção à espera de palavras", da banda Capitão Fausto 
        • Apresentar as letras das canções e cantá-las.
        • Balanço da atividade "Glossário interdisciplinar".
        • Balanço da ação de formação.