Topic outline
Informações gerais
- Formadora: Paula Lopes
- Modalidade: Ação de curta duração de 6 horas / Formação a distância
- Datas: Terça-feira, dia 15 | Quinta-feira, dia 17 | Terça-feira, dia 22 de julho de 2025
- Horário: das 18:00 às 20:00.
Olá, boa noite!
Acabei de pôr na pasta da obra de Maria Isabel Barreno as páginas 28 e 29 (continuação do texto «diferenças homem-mulher 1»).
Quanto ao pedido da continuação do texto «gerações», apercebi-me de que já está disponível, mas com outro título. É o texto mudança 1. Os textos com a designação de «mudança» constituem o final da obra.
Aproveito ainda para informar que o PPT com o percurso didático completo também já foi disponibilizado.
Qualquer dúvida, não hesitem em perguntar!
Boas leituras e excelentes férias!
Paula Lopes
Objetivos e conteúdos
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Objetivos:
- Aprofundar o conhecimento sobre obras e autoras muito relevantes no panorama literário português.
- Explorar as potencialidades dos textos selecionados com vista ao desenvolvimento de competências da educação literária, da leitura, da escrita e da oralidade.
- Refletir sobre vários domínios de Cidadania e Desenvolvimento.
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Conteúdos:
- Sobre os textos: autoria; género literário; intertextualidade; breve contextualização histórica.
- Com os textos: leituras de excertos de Novas Cartas Portuguesas e de obras individuais das autoras.
- A partir dos textos: diálogos com outras obras literárias ou cinematográficas; análise de valores de Cidadania e Desenvolvimento (Direitos humanos, Igualdade de género, Instituições e participação democrática).
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Bibliografia
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- Barreno, Maria Isabel; Horta, Maria Teresa; Costa, Maria Velho da (2010). Novas Cartas Portuguesas (edição anotada – organização de Ana Luísa Amaral). D. Quixote.
- Barreno, Maria Isabel (1993). Os Outros Legítimos Superiores, 2.ªedição. Caminho.
- Costa, Maria Velho (2022). Maina Mendes. (Reimpressão). Assírio & Alvim.
- Costa, Maria Velho (1976). «Revolução e Mulheres». Cravo. Disponível em https://ocastendo.blogs.sapo.pt/revolucao-e-mulheres-de-maria-velho-da-2290978 (consultado em 21-04-2025).
- Horta, Maria Teresa (2014). Ambas as Mãos sobre o Corpo. 2.ª edição. D. Quixote.
- Horta, Maria Teresa (2003). Antologia pessoal. 100 poemas. Gótica.
- Silva, Irina Pampim (produtora) (2022). Novíssimas Cartas Portuguesas, Disponível em https://novissimas.pt/ (consultado em 21-04-2025).
- Rato, Rita (coord) (2023). Mulheres e Resistência. Tinta da China e Museu do Aljube.
- Reis, Patrícia (2024). A Desobediente. Biografia de Maria Teresa Horta. Contraponto.
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1.ª sessão: 15 de julho
ROTEIRO
Atividade 1: Casa de palavras
Trata-se de uma atividade pensada para uma aula de apresentação. Partindo da leitura expressiva do poema «Palavras» de Maria Teresa Horta (Antologia Pessoal – 100 poemas, pp. 36 e 37 ), é feito um convite aos alunos para escolherem uma palavra importante para eles, que faça parte da sua «casa de palavras».
Guião de trabalho:
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Pensa numa palavra que seja importante para ti e explica brevemente a tua escolha.
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Escreve a palavra no post-it que te foi entregue juntamente com o teu nome ou o nome com que te identificas.
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Apresenta-te, dizendo o nome, a palavra escolhida e a breve explicação da escolha.
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Cola o post-it (o teu cartão de apresentação) no mural.
Sugestão:
- A atividade também pode ser feita num formato digital (padlet, wakelet…).
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A nossa casa de palavras
Atividade 2: As palavras são armas? «Se uma mulher incomoda muita gente…»
Visionamento do Programa «Ler + Ler melhor – Novas Cartas Portuguesas, de Maria Isabel Barreno, Maria Velho da Costa e Maria Teresa Horta», no qual, pela voz de Maria Teresa Horta, são explicadas a origem da obra, as circunstâncias e as consequências imediatas da sua publicação.
Guião de trabalho:
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Vê o vídeo sobre a obra Novas Cartas Portuguesas.
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Durante o visionamento, faz registos (dúvidas, ideias mais relevantes) para poderes participar ativamente na troca de impressões que se seguirá.
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Coloca oralmente as tuas dúvidas e expõe as ideias que consideraste mais relevantes.
Sugestão:
- Em alternativa, poderão ser usados excertos de A Desobediente. Biografia de Maria Teresa Horta, de Patrícia Reis, sobre os episódios referidos no vídeo (pp. 222-250).
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2.ª sessão: 17 de julho
Atividade 3: Que cartas são estas?
Com base numa seleção de textos das Novas Cartas Portuguesas (feita com o contributo dos alunos), em grupo, serão analisados conceitos pertinentes no âmbito da educação literária, tais como autoria, intertextualidade e género textual, entre outros.
Guião de trabalho em grupo:
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Leiam atentamente os textos da Novas Cartas Portuguesas e, relativamente a cada um, troquem impressões de forma a poderem responder às seguintes perguntas: De que género são os textos?; Quem é a autora e quem é a voz (sujeito poético, narrador, emissor…)?; Quais são os temas mais importantes dos textos?; Com que outros textos se relacionam?; Existe uma intenção crítica? Qual?; Ainda são atuais? Porquê?
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Preparem a leitura expressiva dos textos ou de excertos dos textos mais longos.
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Preparem um breve comentário sobre cada um dos textos analisados.
Sugestões:
- Este corpus poderá também ser o ponto de partida para reflexões sobre temas de Cidadania e Desenvolvimento (Direitos Humanos, Igualdade de género, Instituições e participação democrática).
- No âmbito da análise intertextual, é possível articular vários dos excertos apresentados com conteúdos programáticos (lírica trovadoresca, lírica camoniana, episódio de Inês de Castro, Amor de Perdição…).
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Atividade 4: Maina Mendes: «(…) o direito ao absurdo dos demais e seu».
A partir de excertos selecionados de Maina Mendes, de Maria Velho da Costa, propõe-se aos alunos que leiam os textos, relacionando-os com a Arte do Absurdo (Dadaísmo).
Guião de trabalho a pares:
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Pesquisem informações sobre a Arte do Absurdo (Dadaísmo).
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Façam uma síntese das ideias principais e escolham uma obra (pintura ou escultura) que melhor corresponda a essa síntese.
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Leiam excertos da obra Maina Mendes e procurem estabelecer uma relação com a obra de arte escolhida. Podem fazer uma segunda escolha, depois da leitura dos textos.
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Preparem uma breve exposição oral em que vão apresentar a obra de arte escolhida e a relação com os textos lidos.
Sugestões:
- Os textos também podem ser relacionados com as obras «Possessão I-VII (2004)», de Paula Rego.
- Alguns dos textos escolhidos permitem explorar temas de saúde mental e refletir sobre a incompreensão e os estereótipos associados tantas vezes a estas questões.
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3.ª sessão: 22 de julho
Atividade 5: Que farei com estas mãos?
Os textos escolhidos do romance Ambas as Mãos sobre o Corpo, de Maria Teresa Horta, são o ponto de partida para analisar os seguintes aspetos:
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Espaço/atmosfera onde a mulher se movimenta.
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Consciência do corpo (partes do corpo que são referidas e sensações/ emoções que lhes são associadas).
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Presença do/s outro/s e sua relação com a mulher.
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Olhar do narrador.
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Explicação do título.
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Guião de trabalho:
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Lê atentamente o excerto da obra Ambas as Mãos sobre o Corpo, de Maria Teresa Horta.
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Analisa o texto, tendo em conta os seguintes tópicos: espaço/atmosfera onde a mulher se movimenta; consciência do corpo (partes do corpo que são referidas e sensações/ emoções que lhes são associadas); presença do/s outro/s e relação com a mulher; olhar do narrador; explicação do título.
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Planifica o teu comentário, tendo em conta os tópicos analisados.
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Escreve o teu texto.
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Faz uma revisão para detetares eventuais falhas de coesão ou de correção linguística.
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Atividade 6: Descobre as diferenças!
Esta atividade é inspirada na obra Os Outros Legítimos Superiores, de Maria Isabel Barreno.
Em grupo, os alunos são convidados a analisar excertos da obra que nos mostram «quadros» do ensino, da família, dos papéis da mulher e do homem, do trabalho, da organização da vida pública, entre outros aspetos, referentes ao contexto cultural e político do final dos anos sessenta (1969).
Em seguida, será feita uma comparação com a atualidade.
Guião de trabalho em grupo:
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Leiam atentamente o excerto da obra Os Outros Legítimos Superiores, de Maria Isabel Barreno.
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Analisem a forma como é apresentado o «quadro social» descrito no excerto.referido no excerto.
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Troquem impressões/ façam pesquisas sobre a situação atual relativamente ao mesmo quadro social.
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Preparem uma breve apresentação das diferenças e semelhanças entre o final dos anos 60 e a atualidade.
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