Discussão/Reflexão - Multilinguismo e plurilinguismo.

Multilinguismo tradicional versus plurilinguismo moderno

Multilinguismo tradicional versus plurilinguismo moderno

por Rosângela Costa -
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O texto do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas explica a diferença entre multilinguismo e plurilinguismo de forma simples. Multilinguismo refere-se à coexistência de diferentes línguas dentro de um mesmo grupo social, que pode ser alcançada através da diversificação das línguas ensinadas na escola ou se estimularmos a aprendizagem de mais do que uma língua estrangeira.

Por outro lado, plurilinguismo vai além do multilinguismo. Refere-se ao facto de um falante ser capaz de comunicar em várias línguas. À medida que aprendemos várias línguas, construímos uma competência comunicativa em que as línguas se interrelacionam e interagem. Assim falante plurilingue pode recorrer, com desembaraço, a diferentes partes desta competência em diferentes situações para estabelecer uma comunicação eficaz com interlocutores específicos.

O texto despertou-me a curiosidade e pus-me a pesquisar sobre esta nova abordagem. Descobri que esta traz alguns benefícios, por exemplo, indivíduos plurilíngues tendem a desenvolver habilidades cognitivas superiores, como maior capacidade de resolução de problemas. Há quem afirme ainda que o plurilinguismo pode estar associado a um adiamento dos efeitos do envelhecimento cognitivo e à redução do risco de demência. Para além disso, ser plurilíngue pode abrir portas para oportunidades educacionais e profissionais, permitindo que os indivíduos participem mais plenamente em sociedades cada vez mais globalizadas.

Por fim também há algumas pesquisas que sugerem que os alunos que são expostos a uma abordagem plurilinguista no ensino tendem a ter um melhor desempenho escolar.

O texto faz-me pensar em alguns desafios práticos associados à promoção do plurilinguismo. Como será possível numa perspetiva didática implementar de forma eficaz em contextos educativos uma abordagem plurilinguista deixando para trás o multilinguismo mais tradicional ?