O conceito de Multiculturalismo prende-se com o reconhecimento, respeito e aceitação das diferenças culturais, despido de preconceitos de supremacia de cultural nacional.
Relativamente ao conceito de Pluriculturalismo resultou de sociedades cuja história , religião e cultura foram sendo mais ou menos permeáveis à “diversidade étnica e cultural,....(Rocha-Trindade, 2001).”
O conceito de Interculturalismo, que parece fundir-se nos anteriores, é um “mecanismo de promoção da comunicação e da interação positiva entre os vários grupos culturalmente distintos (não apenas étnicos, mas também geracionais ou linguísticos) que compõem a sociedade.” (Malheiros, 2011, pp.23-24)” parece interligar-se ao multilingismo ( segunda competência inscrita na Recomendação do Conselho sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. ), na medida, em conjugação com as restantes sete competências promove a realização pessoal, um estilo de vida saudável e sustentável, a empregabilidade, a cidadania ativa e a inclusão social. (1)