Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

Níveis de proficiência

Níveis de proficiência

by Daniela Outeiro -
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Bom dia!

Exercício 1 – Nível A2 – De acordo com os descritores constantes no Quadro Europeu de Comum de Referência (QECR) para as Línguas, no que corresponde ao nível A2, este exercício permite verificar se o aluno é capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares de um tipo concreto, compostos numa linguagem muito frequente ou quotidiana. Para além disso, também permite aferir se o aluno é capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples, como é o caso das pequenas notícias que são apresentadas. 

Exercício 2 – Nível B1 – Neste caso, o exercício consegue aferir se o aluno é capaz de identificar as conclusões principais de textos ou informação claramente articulados e se é capaz de reconhecer uma linha de argumentação no tratamento das questões apresentadas, embora não necessariamente em pormenor. Embora não haja um texto narrativo, por assim dizer, a informação apresentada é sequencial e permite encaixar este exercício neste nível também pelo seu conteúdo. As questões apresentadas não apresentam literalmente a informação como está presente na informação disponibilizada, o que já deixa subentender que o aluno tem de ser capaz de compreender a conversão/transformação da informação de umas palavras para outras, algo que só é possível a partir de um nível de proficiência intermédio (B, portanto).

Exercício 3 – Nível A1 – De acordo com o QECR, no nível A1 o aluno é capaz de entender textos muito curtos e muito simples, uma expressão de cada vez, retirando nomes familiares, palavras e expressões básicas e relendo-as se necessário; claramente a informação apresentada no exercício aparece da forma descrita. Para além disso, as possibilidades de resposta e a forma de apresentação das mesmas recorre a imagens, o que vai ao encontro do descritor apresentado no quadro correspondente à leitura: o aluno é capaz de ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual.

Exercício 4 - Nível A2 – O QECR estabelece que, neste nível, o aluno é capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares de um tipo concreto, compostos numa linguagem muito frequente ou quotidiana e é também capaz de entender textos simples e curtos que contenham vocabulário muito frequente. Da mesma forma, e dado o tipo de texto apresentado (carta/postal), parece-me que o nível presente é o A2 porque se acrescenta que o aluno é capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos. Por outro lado, a forma como se apresentam as possibilidades de resposta no campo da resolução do exercício também permitem constatar que o grau de dificuldade não é básico/incial mas ainda não é suficientemente complexo para integrar um nível intermédio.

Votos de bom trabalho para todos/as!

In reply to Daniela Outeiro

Re: Níveis de proficiência

by João Paulo Pereira -
Cara Daniela
Obrigado pela resposta.
Fez no geral uma boa análise dos exercícios à luz do Quadro, como se pedia.
Só tenho uma ressalva em relação ao exercício 2. Podemos de facto ainda enquadrá-lo no nível A2, pois é pedido ao aprendente para identificar informações simples (apesar de estar no meio de alguma linguagem mais específica). Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”