Penso que o documento apresentado poderá ser uma mais-valia no que concerne à identificação dos passos a seguir para uma integração eficaz dos alunos migrantes no contexto escolar português. Contudo, não sei até que ponto as escolas poderão estar a seguir as instruções propostas. De facto, apesar de estar referido que a escola poderá alocar docentes e outros funcionários para integrar esse processo de integração, por exemplo, a verdade é que tal nem sempre é levado a cabo, nomeadamente devido à falta de meios disponíveis, entre outros constrangimentos existentes.
Algumas das medidas propostas afiguram-se mais fáceis de implementar, como é o caso da disponibilização das ementas em diferentes línguas. Já a oferta mais diversificada de alimentos no bufete e cantina poderá constituir um desafio por diversas razões, assim como o envolvimento da comunidade extra-escolar, que poderá não ser imediato nem simples de conseguir.
Em suma: as orientações constantes do documento podem ser bastante úteis, mas haverá um trabalho a fazer para que se consiga que sejam implementadas com sucesso. Para que surtam o efeito desejado, deverá existir um compromisso real por parte da escola desde o primeiro momento.