Ex. 1: A2/B1
“É capaz de ler textos objetivos simples sobre assuntos relacionados à sua área de interesse, com um grau esmagador de compreensão.”.
Insiro este exercício no B1 visto a diversidade de temas abordados nos pequenos textos o que implica um leque já razoável de abordagens temáticas. Por outro lado, o exercício é muito simples e nem sempre exige que se entenda o texto todo para se responder de forma correta, o que me levaria a considerá-lo um A2.
Ex. 2: A2/B1
“É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narram acontecimentos.”.
As informações embora sejam específicas da área da saúde, surgem escritas de forma simples. Este exercício exige o conhecimento de vocabulário específico, contudo com horários e formas de atendimento que são simples para um aluno em iniciação de uma língua.
Ex. 3: A1
“É capaz de ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de segurança breve e simples, especialmente se houver ajuda visual.”.
Para além do diálogo ter uma linguagem muito simples, aborda temas fáceis e previstos no ensino inicial de uma língua, nomeadamente atividades de tempos livres e o tempo. Para além disso, o exercício é muito simples pois recorre ao suporte visual o que ainda facilita ainda mais a sua resolução.
Ex. 4: A2
“É capaz de ler textos objetivos simples sobre assuntos relacionados à sua área de interesse, com um grau esmagador de compreensão.”
Encontramos aqui um texto simples, carta informal, cuja temática também é da área de interesse pessoal no domínio das férias. O exercício exige alguma atenção e só pela sua simplicidade é que me leva a inserir este exercício entre o A2.