Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

Qual é o nível

Qual é o nível

por Cláudia Ribeiro -
Número de respostas: 1

Ex. 1: A2/B1

“É capaz de ler textos objetivos simples sobre assuntos relacionados à sua área de interesse, com um grau esmagador de compreensão.”.

Insiro este exercício no B1 visto a diversidade de temas abordados nos pequenos textos o que implica um leque já razoável de abordagens temáticas. Por outro lado, o exercício é muito simples e nem sempre exige que se entenda o texto todo para se responder de forma correta, o que me levaria a considerá-lo um A2.

 

Ex. 2: A2/B1

“É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narram acontecimentos.”.

As informações embora sejam específicas da área da saúde, surgem escritas de forma simples. Este exercício exige o conhecimento de vocabulário específico, contudo com horários e formas de atendimento que são simples para um aluno em iniciação de uma língua.

 

Ex. 3: A1

“É capaz de ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de segurança breve e simples, especialmente se houver ajuda visual.”.

Para além do diálogo ter uma linguagem muito simples, aborda temas fáceis e previstos no ensino inicial de uma língua, nomeadamente atividades de tempos livres e o tempo. Para além disso, o exercício é muito simples pois recorre ao suporte visual o que ainda facilita ainda mais a sua resolução.

 

Ex. 4: A2

“É capaz de ler textos objetivos simples sobre assuntos relacionados à sua área de interesse, com um grau esmagador de compreensão.”

Encontramos aqui um texto simples, carta informal, cuja temática também é da área de interesse pessoal no domínio das férias. O exercício exige alguma atenção e só pela sua simplicidade é que me leva a inserir este exercício entre o A2.

Em resposta a 'Cláudia Ribeiro'

Re: Qual é o nível

por João Paulo Pereira -
Cara Cláudia
Obrigado pela sua análise, que fundamenta à luz do Quadro. Identificou no geral muito bem os níveis. Recorde-se que o Quadro descreve que conhecimentos e capacidades o aluno deve demonstrar em cada nível de proficiência linguística para comunicar com sucesso. É, por isso, um instrumento precioso para o trabalho do Professor a vários níveis (como para a criação de materiais didáticos).
Deixo-lhe, para complementar a sua análise, mais algumas observações.
Em relação ao exercício 1, pode ser aplicado a um aprendente de nível A2, embora já no final (no nível A2.2). Como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos".
Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2, pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples (apesar de estar no meio de alguma linguagem mais específica). Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1. Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que refere que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”.
Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo no nível A2 (é aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois trata-se de um assunto familiar, que usa vocabulário simples e que, do ponto de vista gramatical, se limita à utilização de orações coordenadas e de poucos tempos verbais - nomeadamente o presente do Indicativo e o pretérito perfeito simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”