Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

Nível de proficiência

Nível de proficiência

por Natália Terroso -
Número de respostas: 1

Exercício1

Enquadra-se no nível de proficiência B1 atendendo ao tipo de texto-notícia , às questões formuladas e ao facto de, neste nível, o aluno dever ser capaz de ler e compreender textos objetivos simples.

Exercício 2 –

Enquadra-se no nível de proficiência A2. Trata-se de um texto de fácil compreensão que apresenta elementos facilitadores da compreensão  e  permitem identificar informações específicas relativas a hábitos do quotidiano

Exercício 3 – A1

Enquadra-se no nível de proficiência A1 - apresenta uma situação do quotidiano simples e de fácil compreensão.

Exercício 4- B1

Enquadra-se no nível de proficiência B1 – o aluno deve ser capaz de compreender de forma satisfatória textos simples sobre temáticas do seu interesse.

 

 

 

 

Em resposta a 'Natália Terroso'

Re: Nível de proficiência

por João Paulo Pereira -
Cara Natália
Conseguiu acertar no nível a que correspondem dois dos exercícios apresentados (exercícios 2 e 3). Recordo que a ideia aqui era analisar os exercícios à luz dos descritores de várias escalas do Quadro referentes à compreensão da leitura e enquadrar cada um deles num nível de proficiência linguística.
Em relação ao exercício 1, pode ser aplicado a um aprendente de nível A2, embora já no final (no nível A2.2). Como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos".
Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2, como muito bem assinala, pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples. Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1, como também muito bem refere. Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que estipula que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”.
Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo no nível A2 (é aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois aborda um assunto familiar, usando vocabulário simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”