Cara Cláudia
Obrigado pela sua análise, que fundamenta à luz do Quadro. Identificou no geral muito bem os níveis. Recorde-se que o Quadro descreve que conhecimentos e capacidades o aluno deve demonstrar em cada nível de proficiência linguística para comunicar com sucesso. É, por isso, um instrumento precioso para o trabalho do Professor a vários níveis (como para a criação de materiais didáticos).
Deixo-lhe, para complementar a sua análise, mais algumas observações.
Em relação ao exercício 1, pode ser aplicado a um aprendente de nível A2, embora já no final (no nível A2.2). Como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos".
Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2, pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples (apesar de estar no meio de alguma linguagem mais específica). Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1. Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que refere que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”.
Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo no nível A2 (é aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois trata-se de um assunto familiar, que usa vocabulário simples e que, do ponto de vista gramatical, se limita à utilização de orações coordenadas e de poucos tempos verbais - nomeadamente o presente do Indicativo e o pretérito perfeito simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Obrigado pela sua análise, que fundamenta à luz do Quadro. Identificou no geral muito bem os níveis. Recorde-se que o Quadro descreve que conhecimentos e capacidades o aluno deve demonstrar em cada nível de proficiência linguística para comunicar com sucesso. É, por isso, um instrumento precioso para o trabalho do Professor a vários níveis (como para a criação de materiais didáticos).
Deixo-lhe, para complementar a sua análise, mais algumas observações.
Em relação ao exercício 1, pode ser aplicado a um aprendente de nível A2, embora já no final (no nível A2.2). Como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos".
Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2, pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples (apesar de estar no meio de alguma linguagem mais específica). Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1. Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que refere que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”.
Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo no nível A2 (é aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois trata-se de um assunto familiar, que usa vocabulário simples e que, do ponto de vista gramatical, se limita à utilização de orações coordenadas e de poucos tempos verbais - nomeadamente o presente do Indicativo e o pretérito perfeito simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”