Este documento criado pela DGE (2024) é um importante suporte com orientações bastante concretas para a inclusão de alunos migrantes no meio educativo.
Desde as diferentes etapas, os intervenientes, os meios à sua monitorização e avaliação, terminando no apoio da comunidade em geral, todos os itens são aqui trabalhados com clareza e objetividade relativamente aos procedimentos e definição de responsabilidades.
Efetivamente, o que mais me estranhou, até porque no agrupamento onde leciono não se verifica, ou então está muito bem disfarçado, é o apoio por parte da equipa EMAEI aos alunos PLNM. De facto, o DL 54/2018, de 6 de julho não refere o PLNM como uma medida de apoio.
A meu ver, o documento em causa deveria ser instrumento de trabalho rigoroso para todos os elementos da comunidade escolar, desde a direção aos funcionários do bar/cantina , de modo a que todos estivessem preparados para esta realidade cada vez mais frequente que é a chegada de um novo aluno de um país estrangeiro, já por si "melindrado" por ter sido desenraizado do seu meio, às nossas escolas, ao longo do ano letivo.