Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

por Anabela Mourão Ferreira -
Número de respostas: 1

Exercício 1

Nível de proficiência: B1/A2

 De acordo com o QECRL, creio que se enquadra no domínio Compreensão na leitura geral do nível B1. “É capaz de ler textos objetivos simples acerca de assuntos relacionados com a sua área de interesse, com um grau satisfatório de compreensão.” Na minha opinião, existe informação no texto que exige um grau satisfatório de compreensão, para responder corretamente às questões.

Relativamente ao domínio Leitura para obter informações e argumentos, tive dúvidas/dificuldade, pois parece-me estar adequado ao nível A2: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”

 

Exercício 2

Nível de proficiência: A2

De acordo com o QECRL, enquadra-se nos domínios Compreensão na leitura geral e Leitura para obter informações e argumentos do nível A2. “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos”. Trata-se de um texto simples e curto, com vocabulário também simples, que aborda informações quotidianas.

O texto apresentado é curto, simples e aborda questões do quotidiano. O exercício proposto é também de fácil compreensão e as respostas V/F permitem ao aluno uma resolução sem grandes dificuldades.

Exercício 3

Nível de proficiência: A1

O exercício 3 enquadra-se no nível A1. Trata-se de um texto curto, simples, com expressões básicas e o exercício proposto tem apoio visual: “É capaz de entender textos muito curtos e muito simples, uma expressão de cada vez, retirando nomes familiares, palavras e expressões básicas e relendo-as se necessário” e “É capaz de ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual.”

Exercício 4

Nível de proficiência: A2

De acordo com o QECRL, enquadra-se nos domínios Compreensão na leitura geral e Leitura para obter informações e argumentos do nível A2. “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos”. Trata-se de um texto simples e curto, com vocabulário também simples, que aborda informações quotidianas.

Em resposta a 'Anabela Mourão Ferreira'

Re: Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

por João Paulo Pereira -
Cara Anabela
Faz no geral uma boa análise dos exercícios, fundamentada à luz do Quadro que, recorde-se, descreve que conhecimentos e capacidades o aluno deve demonstrar em cada nível de proficiência linguística para comunicar com sucesso. É, por isso, um instrumento precioso para o trabalho do Professor a vários níveis (como para a criação de materiais didáticos).
Em relação ao exercício 1, pode ser aplicado a um aprendente de nível A2, embora já no final (no nível A2.2). Como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos".
Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2, como muito bem refere, pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples (apesar de estar no meio de alguma linguagem mais específica). Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1, como também refere. Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que refere que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”.
Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo no nível A2, como também aponta (é aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois trata-se de um assunto familiar, que usa vocabulário simples e que, do ponto de vista gramatical, se limita à utilização de orações coordenadas e de poucos tempos verbais - nomeadamente o presente do Indicativo e o pretérito perfeito simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”