Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

Qual é o nível?

Qual é o nível?

by Cláudia Elias -
Number of replies: 1

Exercício 1 - Nível B1, pois, de acordo com o quadro de Compreensão na leitura geral, o aluno "é capaz de ler textos objetivos simples acerca de assuntos relacionados com a sua área de interesse, com um grau satisfatório de compreensão".

Exercício 2 - Nível A2 - "É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares de um tipo concreto, compostos numa linguagem muito frequente, quotidiana ou relacionada com o trabalho"

Exercício 3 - Nível A1 - "É capaz de ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual."

Exercício 4 - Nível A2 - "É capaz de entender textos simples e curtos que contenham vocabulário muito frequente, incluindo uma certa proporção de vocábulos internacionais."

Peço desculpa pela data tardia da submissão, mas não consegui fazê-lo mais cedo por motivos profissionais.

In reply to Cláudia Elias

Re: Qual é o nível?

by João Paulo Pereira -
Cara Cláudia
Identificou quase na perfeição os níveis de proficiência linguística a que se aplicam os exercícios, com o auxílio do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Em relação ao exercício 1, pode ainda ser dado a um aprendente de nível A2 (no final deste), pois, como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos".
Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2, como muito bem assinala, pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples. Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1, como também refere. Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que indica que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”.
Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo no nível A2, o que vai igualmente ao encontro da sua análise (é aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois o mesmo aborda um assunto familiar, usando vocabulário simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”