Tal como refere o documento “Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo”, “Uma inclusão bem-sucedida é um processo contínuo que requer, por um lado, flexibilidade e adaptação às necessidades individuais dos alunos e, por outro, preparação e mudanças nas dinâmicas e cultura da escola.”
Assim, este documento é recurso importante, uma vez que fornece orientações concretas para que as escolas possam implementar medidas eficazes de inclusão de alunos migrantes, apresenta exemplos de boas práticas e inclui propostas para a criação de um ambiente acolhedor e inclusivo, a promoção da comunicação intercultural, o apoio linguístico, o envolvimento das famílias…
Ao implementar as medidas referidas no documento, as escolas podem criar um ambiente educativo acolhedor e inclusivo para todos os alunos, independentemente da sua origem. Uma educação que valoriza a diversidade e prepara os alunos para os desafios e oportunidades de um mundo globalizado, onde a interação com pessoas de diferentes culturas é cada vez mais frequente, beneficiará não apenas os alunos migrantes, mas toda a comunidade escolar.
Contudo, considero que a escola ainda não está preparada para o acolhimento e integração dos alunos migrantes e não será fácil colocar em prática muito do que é sugerido.
É importante que a escola esteja aberta à mudança e que esteja disposta a adaptar-se às necessidades dos seus alunos, tendo em conta que a integração dos alunos migrantes é um processo contínuo que exige o compromisso de todos.