Não tenho experiência no ensino de PLA, no entanto, creio que, de um modo geral, as estratégias adotadas pela professora Raquel Pereira foram adequadas.
Numa primeira fase, a professora aplicou a ficha de identificação, que me parece muito importante antes de iniciar o ensino de uma língua e que me pareceu bastante completa, bem como o teste de posicionamento linguístico. Através da aplicação destes dois instrumentos, foi possível perceber alguns aspetos fundamentais de cada formando:
- Quais os domínios da língua de acolhimento que necessitavam de um maior trabalho (produção escrita e o campo lexical), logo apresentavam um diferente nível de proficiência linguística em relação aos restantes domínios;
- Quais os ritmos de aprendizagem;
- A facilidade na aquisição da língua de acolhimento.
Numa segunda fase, aplicou várias estratégias tendo em consideração a informação que recolheu previamente, porém, parece-me que a estratégia que melhor terá resultado foi a partilha de aspetos e produtos culturais de cada formando, de modo a motivá-los na aprendizagem da língua.
Penso que a constituição de grupos flexíveis de acordo com o nível de proficiência, a proximidade da língua e dos ritmos de aprendizagem fosse mais bem conseguida se todos os alunos partilhassem do gosto por este método de estudo. Neste sentido, quando a professora refere que no funcionamento das suas aulas “o grupo não se registou sempre coeso e uno”, poderia ter tido em conta os métodos de estudo preferenciais de cada formando e, em conjunto, poderia preparar, por exemplo, um plano de estudo adaptado e personalizado às necessidades de cada formando.