O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não tenho experiencia, em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso que a professora Raquel Pereira, tentou de forma inteligente agir em conformidade, com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos. A ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar as principais dificuldades e permite planificar estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.
Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.
No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.
Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.
Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .
O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não tenho experiencia, em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso que a professora Raquel Pereira, tentou de forma inteligente agir em conformidade, com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos. A ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar as principais dificuldades e permite planificar estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.
Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.
No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.
Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.
Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .
O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não tenho experiencia, em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso que a professora Raquel Pereira, tentou de forma inteligente agir em conformidade, com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos. A ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar as principais dificuldades e permite planificar estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.
Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.
No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.
Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.
Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .
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Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.
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Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .
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Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .
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Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.
Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .
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No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.
Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.
Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .
O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não tenho experiencia, em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso que a professora Raquel Pereira, tentou de forma inteligente agir em conformidade, com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos. A ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar as principais dificuldades e permite planificar estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.
Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.
No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.
Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.
Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .
O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não tenho experiencia, em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso que a professora Raquel Pereira, tentou de forma inteligente agir em conformidade, com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos. A ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar as principais dificuldades e permite planificar estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.
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Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .
O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não tenho experiencia, em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso que a professora Raquel Pereira, tentou de forma inteligente agir em conformidade, com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos. A ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar as principais dificuldades e permite planificar estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.
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Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .
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Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .
O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não tenho experiencia, em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso que a professora Raquel Pereira, tentou de forma inteligente agir em conformidade, com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos. A ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar as principais dificuldades e permite planificar estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.
Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.
No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.
Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.
Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .
O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não tenho experiencia, em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso que a professora Raquel Pereira, tentou de forma inteligente agir em conformidade, com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos. A ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar as principais dificuldades e permite planificar estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.
Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.
No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.
Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.
Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .
O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não tenho experiencia, em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso que a professora Raquel Pereira, tentou de forma inteligente agir em conformidade, com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos. A ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar as principais dificuldades e permite planificar estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.
Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.
No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.
Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.
Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .
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Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.
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Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .
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Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .
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Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.
No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.
Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.
Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .