Discussão/ Reflexão: Gestão da heterogeneidade nas aulas de PLA: Caso prático

Discussão/ Reflexão: Gestão da heterogeneidade nas aulas de PLA: Caso prático

Discussão/ Reflexão: Gestão da heterogeneidade nas aulas de PLA: Caso prático

por Alexandra Saltão -
Número de respostas: 2

O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não  tenho experiencia,  em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento  conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso  que a professora Raquel Pereira,  tentou de forma inteligente agir em conformidade,  com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos.  A  ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar  as principais dificuldades e permite planificar  estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.

Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não  tenho experiencia,  em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento  conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso  que a professora Raquel Pereira,  tentou de forma inteligente agir em conformidade,  com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos.  A  ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar  as principais dificuldades e permite planificar  estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.

Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não  tenho experiencia,  em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento  conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso  que a professora Raquel Pereira,  tentou de forma inteligente agir em conformidade,  com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos.  A  ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar  as principais dificuldades e permite planificar  estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.

Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não  tenho experiencia,  em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento  conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso  que a professora Raquel Pereira,  tentou de forma inteligente agir em conformidade,  com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos.  A  ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar  as principais dificuldades e permite planificar  estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.

Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

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Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não  tenho experiencia,  em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento  conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso  que a professora Raquel Pereira,  tentou de forma inteligente agir em conformidade,  com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos.  A  ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar  as principais dificuldades e permite planificar  estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.

Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

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Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

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Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

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Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

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Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

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Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não  tenho experiencia,  em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento  conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso  que a professora Raquel Pereira,  tentou de forma inteligente agir em conformidade,  com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos.  A  ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar  as principais dificuldades e permite planificar  estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.

Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

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Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

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Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não  tenho experiencia,  em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento  conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso  que a professora Raquel Pereira,  tentou de forma inteligente agir em conformidade,  com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos.  A  ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar  as principais dificuldades e permite planificar  estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.

Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não  tenho experiencia,  em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento  conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso  que a professora Raquel Pereira,  tentou de forma inteligente agir em conformidade,  com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos.  A  ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar  as principais dificuldades e permite planificar  estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.

Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

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Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

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Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

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Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

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Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

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Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

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Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não  tenho experiencia,  em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento  conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso  que a professora Raquel Pereira,  tentou de forma inteligente agir em conformidade,  com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos.  A  ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar  as principais dificuldades e permite planificar  estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.

Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não  tenho experiencia,  em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento  conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso  que a professora Raquel Pereira,  tentou de forma inteligente agir em conformidade,  com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos.  A  ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar  as principais dificuldades e permite planificar  estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.

Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

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Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

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Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

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Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

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Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

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Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não  tenho experiencia,  em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento  conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso  que a professora Raquel Pereira,  tentou de forma inteligente agir em conformidade,  com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos.  A  ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar  as principais dificuldades e permite planificar  estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.

Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

 

 

 

O desafio de aula de LNM é imenso, neste momento ainda não  tenho experiencia,  em aulas de língua não materna mas como professora tento ser o mais justa possível. Tento  conhecer os meus alunos , identificar as suas fragilidades e encontrar estratégias para que os mesmos , com a minha orientação consigam superar as suas dificuldades. Na verdade, penso  que a professora Raquel Pereira,  tentou de forma inteligente agir em conformidade,  com a diferenciação pedagógica e de forma lúdica e prática trabalhar com os seus alunos.  A  ficha de identificação, o teste diagnóstico permitem identificar  as principais dificuldades e permite planificar  estratégias que vão ao encontro das necessidades do grupo. A identificação dos níveis de proficiência envolvidos. As tarefas apresentadas foram adequadas e direcionadas o que foram uma mais valia para a integração dos alunos.

Na minha opinião as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são pertinentes para a turma em questão, e consegue de certa forma ajudar os seus alunos.

No que concerne as estratégias de gestão da heterogeneidade adotadas pela professora , considero que as mesmas foram estrategicamente pensadas. A professora foi bastante audaciosa e corajosa ao realizar trabalhos de grupo. Este tipo de trabalho em contexto de sala de aula é bastante eficaz e traz resultados altamente vantajosos a todos os níveis. Promove a socialização, o respeito pela opinião dos outros e a igualdade. A partilha de tradições e produtos típicos, temas de discussão de interesse comum, adaptações e compilação de materiais adequados e ajustados às necessidades foram sem dúvida uma boa estratégia. Os trabalhos de casa , na minha opinião deveriam ser facultativos, o aluno só deverá levar tpc se assim o considerar importante.

Como podemos constatar as aulas de PLNM debatem a acentuada “vincada heterogeneidade” é difícil manter um trabalho coeso com início e fim com alguns grupos devido a falta de interesse, e assiduidade. Por vezes estes grupos não validam a importância da aprendizagem da língua como podemos constatar na observação da professora Raquel Pereira, quando se lê: o grupo não se “manteve uno e coeso” e natureza volúvel e instável quer no que diz respeito à assiduidade, quer no diz respeito aos ritmos….níveis de língua”.

Relativamente às outras estratégias que adotaria sem duvida recorreria ao portefólio de Aprendizagens, métodos comunicativos utilizando recursos para uso pratico da língua nomeadamente os verbos, conectores de ligação utilizados em situações reais do dia a dia, os projetos, apoio psicossocial e apoio a professores de PLNM .

Em resposta a 'Alexandra Saltão'

Re: Discussão/ Reflexão: Gestão da heterogeneidade nas aulas de PLA: Caso prático

por João Paulo Pereira -
Cara Alexandra
Faz uma análise muito genérica da ação pedagógica da professora em apreço. Chamo a atenção para o facto de o Português Língua de Acolhimento merecer um olhar e uma atuação específicos, dadas as características do tipo de público, a pressão social, económica e profissional em que muitas vezes se encontra, os diferentes background educativos, etc.
Deixo-lhe a minha própria análise a esta questão.
Enquanto professores de Português Língua de Acolhimento (PLA), devemos ter em conta as idiossincrasias de uma realidade ligada à imigração que levanta questões acrescidas, dada a situação de vulnerabilidade (afetiva, social e económica) em que muitas vezes este tipo de público se encontra. O impacto pedagógico é significativo e exige respostas específicas, idealmente articuladas com outros profissionais (Grosso, 2021). Temos de lidar com um contexto educativo marcado concretamente por: uma heterogeneidade de trajetórias de aprendizagem e de perfis sociolinguísticos; baixa assiduidade dos aprendentes (ou atraso na chegada às aulas), devido a questões laborais ou dificuldades de transporte; condições de vulnerabilidade social e afetiva (Bottura e Gattolin, 2023).
É neste contexto que temos de analisar as respostas educativas de Raquel Pereira, no âmbito do curso ministrado a imigrantes no Centro Nacional de Apoio à Integração de Migrantes (CNAIM) do Porto. A "heterogeneidade vincada", expressão utilizada pela própria, revela bem aquele que foi o grande desafio enfrentado. Perante esta realidade, a professora não teve dúvida em implementar uma pedagogia diferenciada.
Começo por assinalar o facto de ter sido preenchida uma ficha sociolinguística e ministrado um teste diagnóstico, que vieram corroborar a heterogeneidade da turma e que reforçaram a convicção da docente na necessidade de aplicação de uma pedagogia diferenciada. A docente parecia já ter esta decisão tomada antes de iniciar os trabalhos com a turma, pois inclui na ficha sociolinguística uma questão sobre os métodos preferidos de trabalho dos aprendentes e outra sobre interesses pessoais.
Quanto à utilização de estratégias que se inserem no âmbito da pedagogia diferenciada, a docente refere a constituição de grupos flexíveis, de acordo com o nível linguístico, da língua e dos ritmos de aprendizagem, a aprendizagem cooperativa ou a produção de materiais para aprendentes de línguas específicas.
Não há, no entanto, referência a instrumentos reguladores da aprendizagem, como o Plano Individual de Trabalho (PIT), que poderia apoiar de forma mais efetiva esta prática pedagógica. Refere a professora que, quando os aprendentes não apareciam durante um número significativo de aulas, lhes era pedido que resolvessem os exercícios mais importantes da unidade temática. Com um PIT, tanto os objetivos como as tarefas da unidade temática estariam claramente definidos, sabendo claramente o aprendente o que teria de fazer. Por outro lado, o PIT poderia contemplar também o estudo autónomo, outra parte essencial de diferenciação do ensino e das aprendizagens.
Quanto ao recurso ao trabalho de casa para efeitos de revisão e sistematização, assim como base para o registo das dificuldades individuais, não é garantido que tal estratégia resulte. Por um lado, sabemos da falta de tempo, por razões laborais, que os aprendentes têm para realizar as tarefas escolares fora da sala de aula. Por outro, trata-se de um público com uma assiduidade irregular.
Em termos de materiais didáticos, parece acertada a criação de materiais para aprendentes de línguas específicas e a adaptação de vários manuais. A criação de tópicos com base nos interesses dos aprendentes é outra das estratégias que se enquadra na pedagogia diferenciada e que merece ser destacada.
Finalmente, uma palavra para referir a preocupação da docente em promover o diálogo intercultural, de que é exemplo a partilha de produtos típicos do país de origem durante a aula.
Em suma, são vários os desafios do ensino e aprendizagem do PLA, assim como da implementação da pedagogia diferenciada neste contexto específico. Se consultarmos o trabalho da docente, vemos quais foram essas dificuldades, que se prendem com a gestão da heterogeneidade na sala de aula (a falta de tempo para a concretização da unidade letiva, devido à divisão em grupos; o facto de certos alunos não reagirem bem a trabalhar em grupo; a sensação de dar mais atenção aos aprendentes que chegam de novo do que aos aprendentes fixos; etc.).
Em resposta a 'João Paulo Pereira'

Re: Discussão/ Reflexão: Gestão da heterogeneidade nas aulas de PLA: Caso prático

por Alexandra Saltão -

Olá, bom dia!

Agradeço imenso o seu parecer .

Tem razão , fiz a análise de forma genérica. No entanto , tenho a noção plena da questão que se prende às estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira  os sucessos e insucessos das mesmas e as questões que envolvem a situação da gestão de heterogeneidade da Português Língua de Acolhimento. Não tenho esta experiência, é um facto .

Obrigada , a sua análise é excelente .

Alexandra