Comecei a ler e a escrever longe dos meus pais…. muito longe.
Tudo começou a cerca de 2000 km de Portugal, na então República Federal da Alemanha. Os meus pais, à semelhança de outros familiares, decidiram partir para um país distante à procura de melhores condições de vida e uma perspetiva de futuro mais risonho, no início da década de 70. Eu nasci alguns anos depois e lá cresci e vivi até aos meus 6 anos, com memórias muito felizes de brincadeiras com primos, de nevões imaculados, enfim, de uma infância muito feliz. Os meus pais sempre a trabalhar e a amealhar para um dia regressarem a Portugal. Quando cheguei próximo da idade de ingressar na escola, já eles planeavam voltar em breve e, por isso, vim com um primo de avião, ambos entregues a uma hospedeira de uma companhia aérea. Vim viver com os meus avós maternos e com eles permaneci por mais 3 anos. Foi cá, em Portugal, que aprendi a ler e a escrever… bem longe dos meus pais mas com o calor e o amor único e incomparável dos meus avós que foram também meus pais. Guardo com muito carinho e saudades esses anos em que cresci na sua casa e em que conquistava a leitura e a escrita com o doce sabor que só os avós nos dão.