Plano de leitura integral de uma obra

Plano de leitura integral de uma obra

por Susana Castro -
Número de respostas: 6
Em resposta a 'Susana Castro'

Re: Plano de leitura integral de uma obra

por Luís Filipe Redes -

Boa tarde,

Vou fazer algumas notas relativas ao plano:

"Leitura: compreensão global e inferencial;" - Creio que toda a compreensão é inferencial, pois os textos implicam o conhecimento que o leitor tem para colmatar as lacunas inevitáveis. Portanto, compreender é em grande parte inferir.

"Sequência didática (5 aulas de 100 minutos)" - A leitura está concentrada em pouco tempo o que assegura a continuidade e a compreensão global.

"Aula 1 – Entrar no jogo (Antes de ler)" - É uma sequência de atividades de aproximação ao tema da peça muito pertinente.

"Pequena transformação de falas em discurso indireto" - Creio que é um exercício oral que se pode fazer após a leitura de um trecho sem a interromper demasiado. Convém escolher uma fala pequena, já que abundam falas grandes e solilóquios, sobretudo, da Vanessa.

"Atenção às indicações cénicas: o que dizem sem palavras?" - Inserido na leitura dramatizada, facilmente perceberão o que são. Talvez as indicações cénicas não devam ser lidas na leitura em voz alta. Ou talvez se possa dá-las a um aluno que tem a tarefa de dizer o que se faz na representação da peça, pois algumas são essenciais para compor a história. - O que a Vanessa faz e a reação da mãe por exemplo: o que é claro no plano da Aula 4 que inclui encenação.

Quanto tempo demoraria a peça encenada? Ela já esteve em mais do que um grupo teatral. Seria interessante que a leitura fosse a preparação para uma encenação pelos alunos. Aí, sim uma atividade interdisciplinar com a preparação do cenário.

Encontrei alguns exemplos: https://www.facebook.com/watch/?v=4076352235816775https://www.facebook.com/watch/?v=986301483078247

por Luís Filipe Redes -

Boa tarde,

Vou fazer algumas notas relativas ao plano:

"Leitura: compreensão global e inferencial;" - Creio que toda a compreensão é inferencial, pois os textos implicam o conhecimento que o leitor tem para colmatar as lacunas inevitáveis. Portanto, compreender é em grande parte inferir. Barret (1972) fala, de facto, em compreensão inferencial que distingue da compreensão literal, mas, em rigor, mesmo este nível elementar, implica a enciclopédia do leitor que lhe permite inferir sentidos que podem ser muito pessoais. Aquilo a que vulgarmente se chama interpretação - o tal nível inferencial - implica a antecipação e a discussão de vários sentidos possíveis, eventualmente contraditórios, para o que está escrito, especialmente os segundos sentidos das palavras, as intenções não explícitas, etc. Temos, enfim de distinguir inferências elementares de outras mais complexas. Mas Català (2005) e outros continuam a distinguir o literal do inferencial de Barret.

"Sequência didática (5 aulas de 100 minutos)" - A leitura está concentrada em pouco tempo o que assegura a continuidade e a compreensão global.

"Aula 1 – Entrar no jogo (Antes de ler)" - É uma sequência de atividades de aproximação ao tema da peça muito pertinente.

"Pequena transformação de falas em discurso indireto" - Creio que é um exercício oral que se pode fazer após a leitura de um trecho sem a interromper demasiado. Convém escolher uma fala pequena, já que abundam falas grandes, sobretudo, da Vanessa.

"Atenção às indicações cénicas: o que dizem sem palavras?" - Inserido na leitura dramatizada, facilmente perceberão o que são. Talvez as indicações cénicas não devam ser lidas na leitura em voz alta. Ou talvez se possa dá-las a um aluno que tem a tarefa de dizer o que se faz na representação da peça, pois algumas são essenciais para compor a história. - O que a Vanessa faz e a reação da mãe por exemplo: o que é claro no plano da Aula 4 que inclui encenação.

Quanto tempo demoraria a peça encenada? Ela já esteve em mais do que um grupo teatral. Seria interessante que a leitura fosse a preparação para uma encenação pelos alunos. Aí, sim, uma atividade interdisciplinar com a preparação do cenário.

Encontrei alguns exemplos: https://www.facebook.com/watch/?v=4076352235816775https://www.facebook.com/watch/?v=986301483078247

Enfim, sugiro, que num primeiro momento a peça seja lida com o mínimo de interrupções possíveis, as dificuldades lexicais e apenas alguma conversa sobre pontos que o professor selecionou. Parece-me que este plano vai em, larga medida, nesse sentido.

Barret, T. C. (1972). Taxonomy of reading. Lexington, Mass: Ginn

Català, G., Català, M., Molina, E., & Monclús, R. (2005). Evaluación de la comprensión lectora. Pruebas ACL (1.º - 6.º de primaria). Barcelona: Graó.

Em resposta a 'Luís Filipe Redes'

por Susana Castro -
Boa tarde, Luís.
Como está?
Recebi um e-mail seu a relembrar-me quanto à necessidade de submeter o trabalho individual e a reflexão crítica.
Creio ter havido algum equívoco, na medida em que, como pode verificar, submeti o meu plano de leitura integral relativo à obra "Vanessa vai à luta!", que, de resto, foi alvo da sua análise, e a reflexão crítica (como comprovado em anexo) no prazo inicialmente estipulado,. Peço, por favor, que verifique a situação e que me reporte qualquer problema.
Com os melhores cumprimentos,
Susana Castro

por Luís Filipe Redes -
Cara colega,
Pois é evidente. A mensagem não é dirigida a ninguém em particular. Pedi apenas para verificarem, pois há trabalhos em falta. Como não é o seu caso, não se preocupe.
Obrigado
Em resposta a 'Luís Filipe Redes'

Dúvida acerca do relatório, que não consigo anexar fevido a um erro meu.

por Aida Maria Pereira Antunes -

Reenviei ontem o trabalho, que está completamente desformatado. Já o havia enviado ano dia 29 de janeiro, em PDF, mas por lapso anexei-o na pasta do "Relatório". Aí está direitinho, pelo que será de mais fácil leitura (logo que me apercebi deste erro, enviei informação).

Como já submeti um documento em "Relatório", não consigo submeter outro, pelo que 

agradeço que me informem como devo proceder para resolver a situação. Agradeço ainda que me informam se o relatório tem de obedecer a algum formato específico, já que não encontro informação acerca disso.

Grata pela atenção.

Aida Antunes

Em resposta a 'Aida Maria Pereira Antunes'

Re: Dúvida acerca do relatório, que não consigo anexar fevido a um erro meu.

por Luís Filipe Redes -
Cara colega,

Foi alterada uma regra que limitava a 1 Mb o peso do total dos ficheiros a entregar. Agora, pode entregar vários ficheiros, mesmo que o total ultrapasse 1Mb. Isto pode servir para entregar uma nova versão corrigida ou mais completa do relatório, ou algum anexo. Para efeitos de avaliação deste curso valerá o ficheiro de relatório mais recente que entregar.

Cumprimentos