Plano leitura integral_A Farsa de Inês Pereira_10.º ano

por Alice Carvalho -
Número de respostas: 5

Em resposta a 'Alice Carvalho'

Re: Plano leitura integral_A Farsa de Inês Pereira_10.º ano

por Luís Filipe Redes -
Olá,
A versão utilizada tem o português e o castelhano adaptados?
Em resposta a 'Luís Filipe Redes'

por Luís Filipe Redes -
Boa noite,

Já vi que propõem uma versão atualizada ao português atual. Uma boa solução que contribuirá para que os alunos se concentrem no texto literário e não na língua.

por Luís Filipe Redes -
Algo é elidido na introdução desta versão. É que o tema é colocado como desafio para o dramaturgo comprovar o seu mérito: "O seu argumento he, que por quanto dovidavam certos homens de bom saber se o autor fazia de si mesmo estas obras, ou se as furtava de outros autores, lhe deram este tema sobre que fizesse hum exemplo comum que dizem, mais quero asno que me leve, que cavalo que me derrube."
Um pormenor interessante, acho eu! Mas apenas isso.

por Luís Filipe Redes -
Na verdade, é uma opção intermédia que mantém muito do português escrito do tempo de Gil Vicente, mas que resolve algumas dificuldades e dá apoio vocabular.
Em resposta a 'Alice Carvalho'

por Luís Filipe Redes -
Grato pela vossa proposta, limito-me a algumas notas, com a intenção de ser útil.

Preferia que a obra fosse integralmente lida em duas ou três aulas e que depois se voltasse ao texto com as questões e a análise, embora algumas delas pudessem ser utilizadas no final de cada sessão de leitura, em 10 minutos de conversa. Um debate sobre “Inês é vítima, estratega ou crítica da sociedade?” só deveria realizar-se com o conhecimento do texto integral. A meio, prejudica a leitura da peça que já tem por si dificuldades lexicais que chegam para a demorar. Assim como a identificação das partes, como a situação inicial, só me parece adequada perante o conhecimento do texto integral.

Obrigado