Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

Exercícios 1,2,3,4

Exercícios 1,2,3,4

por Rosalina Vieira -
Número de respostas: 1

1- o nível de proficiência será o B1 - o aluno tem de conseguir ler, compreender e interpretar textos simples mas com  informações variadas de aspetos do quotidiano. 

2- O nível de proficiência será o A2 - O aluno tem de conseguir ler e compreender textos simples e breves com vocabulário de uso frequente. Tem de compreender informação básica mas relevante para poder viver na sociedade.

3- O nível de proficiência será o A1- O aluno tem de conseguir associar texto a imagens, sendo que os textos são curtos e simples com vocabulário de uso diário.

4- O nível de proficiência será o B1 - O aluno tem de conseguir ler e compreender satisfatoriamente textos simples acerca de assuntos relacionados com áreas do seu interesse.

Em resposta a 'Rosalina Vieira'

Re: Exercícios 1,2,3,4

por João Paulo Pereira -
Cara Rosalina
Obrigado pela sua resposta.
Em relação ao exercício 1, pode ser aplicado a um aprendente de nível A2, embora já no final (no nível A2.2). Como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos".
Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2 (como muito bem refere) , pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples (apesar de estar no meio de alguma linguagem mais específica). Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1 (como também refere). Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que refere que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”.
Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo no nível A2 (é aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois trata-se de um assunto familiar, que usa vocabulário simples e que, do ponto de vista gramatical, se limita à utilização de orações coordenadas e de poucos tempos verbais - nomeadamente o presente do Indicativo e o pretérito perfeito simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”