Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

Qual o nível

Qual o nível

por Patrícia Sacadura -
Número de respostas: 1

Exercício 1- Nível B2

As notícias apresentam linguagem específica e complexa que pressupõe o conhecimento empírico dos alunos. Apresentam dados objetivos mas também partilham o ponto de vista das fontes e com recurso a léxico elaborado (exemplo: longevidade, estimulam, retomada). Implica o conhecimento de um vocabulário amplo, de algumas expressões idiomáticas e de elevado grau de independência. 

Exercício 2 - Nível A2

Trata-se de um aviso referente a marcação de consultas, texto utilitário, do quotidiano, onde se pretende a identificação de informações específicas e simples. A linguagem é acessível e contém referências internacionais como por exemplo as horas e os contactos telefónicos. O texto apresenta uma estrutura em tópicos o que auxilia a localização da informação.

Exercício 3 - Nível A1

Trata-se de um texto curto, simples, conversacional com recurso a suporte visual para descodificação de sentidos.

Exercício 4 - Nível B1

Apesar do exercício que acompanha a carta ser aparentemente simples, o texto em si contém estruturas formais complexas com articuladores do discurso, frases compostas por coordenação e subordinação.

 

 

Em resposta a 'Patrícia Sacadura'

Re: Qual o nível

por João Paulo Pereira -
Cara Patrícia
Obrigado pela sua resposta.
Em relação ao exercício 1, pode ser aplicado a um aprendente de nível A2, embora já no final (no nível A2.2). Como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos".
Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2 - como muito bem refere -, pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples (apesar de estar no meio de alguma linguagem mais específica). Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1 - como também refere. Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que refere que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”.
Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo no nível A2 (é aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois trata-se de um assunto familiar, que usa vocabulário simples e que, do ponto de vista gramatical, se limita à utilização de orações coordenadas e de poucos tempos verbais - nomeadamente o presente do Indicativo e o pretérito perfeito simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”