Exercício 1: nível B1
Descritores:
É capaz de reconhecer questões significativas em artigos de jornal simples sobre assuntos que lhe são familiares.
É capaz de identificar as conclusões principais de textos argumentativos claramente articulados.
É capaz de ler textos objetivos simples acerca de assuntos relacionados com a sua área de interesse, com um grau satisfatório de compreensão.
Justificação: Os textos são de assuntos correntes, mais ou menos familiares: boletim climatérico, campanha SOS animal, texto informativo sobre longevidade, informação sobre interrupção no metro. A tarefa apenas solicitava a identificação de uma informação verdadeira para cada texto.
Exercício 2: nível A2
Descritores:
É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.
É capaz de entender textos simples e curtos que contenham vocabulário muito frequente, incluindo uma certa proporção de vocábulos internacionais.
Justificação: por exemplo, os nomes de especialidades médicas são semelhantes em muitas línguas, devido a serem de origem grega e latina. A informação está apresentada de forma esquemática, o que poderá facilitar a tarefa.
Exercício 3: nível A1
Descritores:
É capaz de ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual.
É capaz de entender textos muito curtos e muito simples, uma expressão de cada vez, retirando nomes familiares, palavras e expressões básicas e relendo-as se necessário.
Justificação: A tarefa tem imagens para selecionar e não exige a compreensão de enunciados escritos. O diálogo é muito simples com frases simples e curtas e um vocabulário muito elementar.
Exercício 4: nível B1
Descritores:
É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares de um tipo concreto, compostos numa linguagem muito frequente, quotidiana ou relacionada com o trabalho.
É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.
Justificação: A carta trata de assuntos do quotidiano, em linguagem familiar, simples e direta. Não há linguagem demasiado complexa, nem expressões idiomáticas que dificultem a compreensão. No entanto, a tarefa de associação de partes de frases pode ser complexa por haver elementos distratores.