Discussão/ reflexão: Qual é o nível?

Qual é o nível?

Qual é o nível?

por Júlia Ferreira -
Número de respostas: 1

Exercício 1: nível B1

 

Descritores:

É capaz de reconhecer questões significativas em artigos de jornal simples sobre assuntos que lhe são familiares.

 

É capaz de identificar as conclusões principais de textos argumentativos claramente articulados.


É capaz de ler textos objetivos simples acerca de assuntos relacionados com a sua área de interesse, com um grau satisfatório de compreensão.

 

Justificação: Os textos são de assuntos correntes, mais ou menos familiares: boletim climatérico, campanha SOS animal, texto informativo sobre longevidade, informação sobre interrupção no metro. A tarefa apenas solicitava a identificação de uma informação verdadeira para cada texto.

 

Exercício 2: nível A2

 

Descritores:

É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.

 

É capaz de entender textos simples e curtos que contenham vocabulário muito frequente, incluindo uma certa proporção de vocábulos internacionais.

 

Justificação: por exemplo, os nomes de especialidades médicas são semelhantes em muitas línguas, devido a serem de origem grega e latina. A informação está apresentada de forma esquemática, o que poderá facilitar a tarefa.

 

Exercício 3: nível A1

 

Descritores:

É capaz de ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual.


É capaz de entender textos muito curtos e muito simples, uma expressão de cada vez, retirando nomes familiares, palavras e expressões básicas e relendo-as se necessário.

 

Justificação: A tarefa tem imagens para selecionar e não exige a compreensão de enunciados escritos. O diálogo é muito simples com frases simples e curtas e um vocabulário muito elementar.

 

Exercício 4: nível B1

 

Descritores:

É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares de um tipo concreto, compostos numa linguagem muito frequente, quotidiana ou relacionada com o trabalho.

 

É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.

 

Justificação: A carta trata de assuntos do quotidiano, em linguagem familiar, simples e direta. Não há linguagem demasiado complexa, nem expressões idiomáticas que dificultem a compreensão. No entanto, a tarefa de associação de partes de frases pode ser complexa por haver elementos distratores.

Em resposta a 'Júlia Ferreira'

Re: Qual é o nível?

por João Paulo Pereira -
Cara Júlia
Obrigado pela sua análise, que fundamenta à luz do Quadro que, recorde-se, descreve que conhecimentos e capacidades o aluno deve demonstrar em cada nível de proficiência linguística para comunicar com sucesso.
Em relação ao exercício 1, pode ser aplicado a um aprendente de nível A2, embora já no final (no nível A2.2). Como refere o Quadro, o aprendente deve ser capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos".
Quanto ao exercício 2, podemos enquadrá-lo no nível A2 - como muito bem refere -, pois é pedido ao aprendente para identificar informações específicas simples (apesar de estar no meio de alguma linguagem mais específica). Mais concretamente, o aluno retira informações úteis e que habitualmente encontra em locais onde se desloca. Por outro lado, o tipo de questão (verdadeiro/falso) e a linguagem simples e objetiva não oferecem dificuldades de maior. Como refere o Quadro, na parte da compreensão na leitura geral: “É capaz de entender textos simples e curtos acerca de assuntos que lhe são familiares”. No domínio da leitura para obter informações e argumentos: “É capaz de identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”
Já o exercício 3 pode ser enquadrado no nível A1, como também refere. Trata-se de um diálogo com linguagem simples e frequente; as questões são curtas e simples e apoiadas por imagens. Tal vai ao encontro do Quadro, que refere que o aprendente neste nível (A1) é capaz de "ficar com uma ideia do conteúdo de material informativo muito simples e de descrições breves e simples, especialmente se houver ajuda visual”.
Quanto ao exercício 4, podemos enquadrá-lo no nível A2 (é aliás retirado do livro de que falei da LIDEL de preparação para os exames CAPLE), pois trata-se de um assunto familiar, que usa vocabulário simples e que, do ponto de vista gramatical, se limita à utilização de orações coordenadas e de poucos tempos verbais - nomeadamente o presente do Indicativo e o pretérito perfeito simples. O tipo de texto (carta) também é trabalhado neste nível. Como refere o Quadro, o aprendente é capaz de "identificar informações específicas em material escrito muito simples que encontra, como cartas, brochuras e artigos breves de jornal que narrem acontecimentos.”