O documento Inclusão de alunos migrantes em meio educativo visa orientar não só os docentes na sua prática letiva, mas também todos os intervenientes do processo ensino-aprendizagem do aluno, como a escola, a família e a comunidade.
A palavra que se destaca é "acolher". É necessário acolher estes alunos e as suas família e fazê-los sentir integrados no novo contexto em que se inserem. A escola tem um papel preponderante neste acolhimento, desde a idade pré-escolar até ao ensino secundário. Este acolhimento passa por, por exemplo, promover a comunicação entre os intervenientes que fazem parte da vida do aluno; dar espaço ao aluno para se expressar e para dar a conhecer aos outros a sua história e a sua cultura e até promover atividades em que todos os alunos, migrantes ou não, convivem e trabalham juntos, fomentando um ambiente de cooperação, aceitação e respeito pela diferença.
Este documento também faz referência a uma parte crucial de todo o processo ensino-aprendizagem: a avaliação. As estratégias de avaliação devem ser, sempre, diversificadas e significativas para o aluno. Muitas vezes os aluno migrantes apresentam barreiras e/ou dificuldades linguísticas. Desta forma, é necessário acompanhar o aluno de perto, perceber se ele compreendeu o que lhe foi solicitado e diversificar a tipologia de perguntas que lhe são apresentadas. O feedback também é muito importante, para que o aluno compreenda o que pode melhorar e que caminhos deve seguir para tal. A equipa EMAEI deve estar presente neste processo para garantir que são implementadas medidas que promovem a inclusão destes alunos.
Na minha opinião, este documento é muito acessível e esclarecedor. É uma mais-valia para auxiliar os professores e as escolas que todos os anos, e cada vez mais, recebem alunos migrantes.