Antes de iniciar esta reflexão, considero importante referir que não tenho experiência em PLA.
- Como avalia as estratégias utilizadas por esta professora?
Eu considero que as estratégias utilizadas pela professora Raquel Pereira são adequadas ao público-alvo, tentando ir ao encontro de todos os alunos. De facto, é importante que o professor conheça os seus alunos, de forma a orientar a sua prática letiva, procurando, sempre, fomentar aprendizagens significativa. A ficha de identificação dos alunos e o teste diagnósticos são excelentes instrumentos para que tal aconteça.
Quanto às estratégias de gestão da heterogeneidade, considero que, também neste aspeto, a professora foi muito cuidadosa. Ao realizar trabalhos de grupo, a docente está a criar espaço para que os alunos comuniquem, se conheçam e se interajudem. Também é possível confrontar o que foi revelado pelos alunos nas fichas de identificação com a realidade.
A adoção de um manual também é uma boa estratégia. Primeiro, porque não é a única e a docente também procura criar os seus próprios materiais. Depois, porque poderá ser essencial para os alunos para se conseguirem orientar, estudar e fazer exercícios.
No que concerne à realização dos TPC, considero que seria necessária mais informação para proceder a uma melhor reflexão. Os TPC eram enviados em todas as sessões? Em quase todas ou apenas quando estritamente necessário?
Eu não sou (nem nunca fui) contra os TPC. Contudo, acho que esta estratégia deve ser utilizada com conta peso e medida, sob pena das intenções de "revisão e sistematização" se transformarem em cansaço e frustração.
- Quais as estratégias que acha que resultaram melhor?
Na minha opinião, as estratégias que resultaram melhor terão sido a realização de atividades em grupo e a resolução de atividades criadas pela própria professora (pelos motivos expressos acima).
- Que outras estratégias adotaria (tenha em conta alguma da bibliografia proposta para esta sessão)?
Para além das estratégias utilizadas pela prof. Raquel, considero que seria também importante utilizar materiais didáticos digitais. Normalmente, os alunos assumem-se mais motivados e interessados aquando da utilização deste tipo de recursos. Outra vantagem da utilização dos mesmos é o feedback imediato após a realização das atividades. O feedback é deveras importantíssimo para o crescimento e sucesso académico dos nossos alunos.
Em suma, considero que a prof. Raquel fez um ótimo trabalho, adotando uma postura de compreensão, preocupação e de adaptação para com os seus alunos. Não obstante, para todos nós, há sempre espaço para melhorar.