Lista de tópicos

  • Ação de formação BLX - Biblioteca de Alcântara

    25 horas: 15 presenciais + 3 horas síncronas + 7 de trabalho assíncrono

    Local de realização das sessões presenciais: Biblioteca de Alcântara - BLx

    FERRAMENTAS: Plataforma Zoom da APEM, para as sessões síncronas; Plataforma Moodle da APP, para divulgação de documentação, de bibliografia e para trabalho assíncrono.

    HORÁRIO DAS SESSÕES PRESENCIAIS: 9, 16, 23, 30 setembro e 7 de outubro, das 17h30 às 20h30

    HORÁRIO DAS SESSÕES SÍNCRONAS:  12 de setembro e 3 de outubro: 17:30 às 19:00

    GRUPOS DE RECRUTAMENTO: 110; 200; 220; 250; 910 

    OBJETIVOS E CONTEÚDOS DA AÇÃO

    Acesso às sessões síncronas:

    Reunião Zoom: https://us06web.zoom.us/j/92609094243?pwd=dVM1elhTL3hvZ2x2N2QwcUtUZGN5QT09

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  • 9 setembro 2024

     Sumário

    • Apresentação das formadoras e dos formandos
    • Jogo “Falar para o boneco” para apresentação e expetativas, relação profissional/pessoal com a LP/Mus
    • Apresentação da ação: objetivos, conteúdos e metodologia
    • Avaliação e Recursos a utilizar: Cantar Mais; AE e PASEO.
    • Apresentação da canção tradicional do Cantar Mais “A barata”. Ouvir e cantar esta canção.
    • Trabalho de grupo
      • Partindo de nomes de outros animais, cada grupo vai construir uma nova versão da canção, com as seguintes palavras e expressões obrigatórias: “O/a (nome do animal) diz que tem”; “É mentira de…(nome do animal); Ah! Ah! Ah!; Oh! Oh! Oh!
        • 1.º grupo: a raposa diz que tem…;
        • 2.º grupo: a baleia diz que tem…;
        • 3.º grupo: a cigarra diz que tem…;
        • 4.º grupo: o grupo é que escolhe o animal
    • Apresentação dos  trabalhos de grupo e reflexão sobre eles
    • 12 setembro 2024

       Sumário:

      • Reflexão sobre o processo cognitivo, linguístico e musical desenvolvido na (re)criação da letra da canção "A barata diz que tem...". O que aconteceu, quando estávamos a criar a nova letra, no plano da consciência fonológica - sons, sílabas (rima da sílaba) - e no plano da construção do texto - coesão e coerência? 
      • A mais valia do trabalho sobre léxico comum ao Português e à Música
    • 16 setembro 2024

      Sumário

      • Audição da música “hop skip and a jump” (saltar e pular) de Drewbee – (chama-se  este estilo de música Lo-fi)
        -  o que pode sugerir a música;
        - começar a perceber a organização da música -  como quem lê um texto;
        - descobrir a pulsação e os tempos fortes – reconhecer a organização quaternária (tempos de divisão binária);
           - cada parte tem 8 compassos; estrutura: |introdução| A - 8 compassos| B – 8 compassos| C- 8 compassos e final suspensão | A – 8 compassos | interlúdio | A 8 compassos | final abrupto ( mini coda);
         - inventar ritmos para as várias partes da música ( timbres corporais)
      • Jogo “O ritmo das palavras”: refletir sobre a organização de um quadro com vocabulário da alimentação;  - nº de sílabas, acentuação, sílaba tónica e  sílabas átonas – implicações da acentuação silábica na escolha de palavras para a combinação rítmica; 
         - jogo em grupos: combinar palavras de forma a criar uma prosódia com a duração de 8 compassos quaternários.
      • Audição da melodia da canção “A abelha” do Cantar Mais – nô nô/ lá / lu;
        - reproduzir a melodia com a sílaba pan- cantar de cor
         - consciência fonológica: sons, sílabas - gramatical e métrica - rima.
      • Trabalho em grupo,  com base nos documentos das AE, de Português e Música: Podemos, com uma canção, desenvolver aprendizagens essenciais de Português e Música?
        • Temos em vista um trabalho interdisciplinar, na procura do desenvolvimento de competências transversais às duas disciplinas.
        • Sugestões: Com o foco nas canções já exploradas, (1) identificar os organizadores das AE; (2) identificar ações estratégicas comuns ao P e à M; (3) identificar Conhecimentos, capacidades e atitudes” a serem mobilizados nas duas disciplinas para trabalhar essas ações estratégicas.
    • 23 setembro 2024

       Sumário:

      • Debate: Podemos, com uma canção, desenvolver aprendizagens essenciais de Português e Música?
      • Jogo rítmico – em roda e em pé
         - aquecimento corporal – exercícios de descontração em espelho (verbalizando para que o NM possa acompanhar)
        -mexer/abanar braços
        -braço esquerdo/ braço direito
        - braços para cima/ para baixo
        - perna esq/perna dta
        -rodar anca para lado esq/lado dt
        -bater com as mãos no corpo desde os pés/pernas/rabo/peito/cabeça
        -palmas em diferido parando e recomeçando (dizendo stop)

        - Reproduções rítmicas (numa pulsação moderada)
        - ouvir – reproduzir (timbre palmas/ pernas
        - ouvir frase rítmica com sílaba pan
        – repetir com sílaba e pernas (ritmo da canção “Adivinha” do Cantar Mais)
        - Aprender a canção com o arranjo
        - Poemário (QRcode - Canção “adivinha”) brochura PNL

      • Apresentação do Guião de análise das aprendizagens essenciais em Português e Música – 1º e 2º ciclos - com base no Poema "Adivinha", do Cantar Mais.
      • TPC: Elencar as principais dificuldades com que as crianças chegam ou a Português ou a Música.
    • 30 setembro 2024

      Sumário: 

      • Discutir sobre as dificuldades com que as crianças chegam a PT ou a Mus, elencadas em TdC  e de que forma a interdisciplinaridade PT/Mus pode ajudar a resolver essas dificuldades. Apresentar propostas de estratégias.

      • Canção Blues da Canela: para onde nos leva a música?
        - sensações, imaginação, vocabulário
        - ouvir a versão “acompanhamento” do Cantar Mais – o que sugere a música?
        - ouvir versão “melodia+companhamento” – diferenças?
        - aprender a melodia
        - ouvir a canção completa – letra original
        - cantar

      • Jogo: A música das palavras

        Regras: 
        - cada jogador retira uma carta do chapéu até se esgotarem as 30 cartas; 

        - em função das cartas retiradas (por ex:, 10 jogadores terão 3 cartas cada um), cada participante escolhe uma das áreas vocabulares e junta-se ao grupo da mesma área vocabular;
        - o grupo identifica como se distribuem as palavras de que dispõe (número de sílabas) e compõe uma sequência rítmica-musical para apresentar ao grande grupo; 
        - em seguida, cada grupo apresenta a sequência rítmica sem nomear as palavras;
        - no final, produz a sequência rítmica apenas com recurso a instrumentos.

      • Canção à espera de palavras
        - Explicação da atividade a ser realizada em trabalho assíncrono: Criação da letra para uma das músicas à escolha de:  Mário Laginha, Luísa Sobral,  Rodrigo Leão ou Maro.

    • 3 outubro 2024

       Sumário:

      • Trabalho sobre consciência fonológica a partir do jogo: “Quando  Fernando Sétimo usava paletó”; as vogais das sílabas de todas as palavras mudam, de [a] até  [u], até à  etapa final:  “Quande Firnondu Sátemi osuva pelitó”. Especificação fonológica das vogais do português e constituição da sílaba .

         Atividade “rimas rasteiras”: distinção entre rima gráfica e rima fonética.

      • Audição de três canções do Cantar Mais: Zabelinha; Senhora do Almurtão; Ao passar a Ribeirinha

        • Trabalho de grupo: substituição das letras nas 3 canções
        • Regras para substituição de palavras:

          (a)   respeitar a rima fonética, ainda que não tenha de ser respeitada a sílaba gráfica;

          (b)   respeitar o ritmo da canção;

          (c)  substituir palavras que permitam alterar o tema da canção;

          (d)  identificar o padrão gramatical das palavras substituídas, isto é, a(s) classe(s) de palavras onde se verifica maior frequência de substituição.

       

      • 7 outubro 2024

         Sumário:

        • Apresentação dos trabalhos individuais e de grupo:
          - Criação de letra para uma das músicas da “Canção à espera de palavras” de: Mário Laginha, Luísa Sobral, Rodrigo Leão ou MARO.
        • Balanço final sobre a ação.